A Esmeralda é a variedade mais notável do grupo dos Berilos e muito apreciada desde a Antiguidade com especial relevo no Antigo Egito.

Neste artigo iremos refletir sobre o trabalho de alguns ourives importantes que marcaram o mundo da joalharia até aos dias de hoje. De modo a conhecermos o significado da joalharia moderna e contemporânea é necessário compreendermos a sua história e os seus mestres importantes; iremos começar por falar sobre Efthimios Zolotas.

A beleza de uma gema de cor é inconfundível, no entanto existem algumas que se caracterizam como merecedoras de destaque as quais são vendidas por valores elevados, devido à sua cor, beleza, tamanho e raridade.As quatro gemas de cor mais conhecidas – diamante, rubi, safira e esmeralda – são caracterizadas, geralmente, como as mais valiosas, variando o valor das pedras preciosas pelas suas características e raridade.

A Leiloeira Santo Eloy abraça a exposição “D. Maria II de Princesa brasileira a Rainha de Portugal” que está presente no Palácio da Ajuda com a participação do Museu da Presidência da República e do Museu Nacional de Arte Antiga. D. Maria II foi uma figura importante na evolução da cultura, educação e obras públicas no contexto português, sendo importante dar a devida atenção a esta exposição.